O Codere inicia o seu processo de reestruturação financeira

Assistiu: 144

A empresa de jogos Codere inicia uma nova fase do seu processo de reestruturação financeira a partir desta sexta-feira. Embora no seu relatório semestral tenha sido estimado que este passo teria lugar a 1 de Setembro, finalmente a data foi 15 dias mais tarde.

De acordo com a declaração emitida pela Codere à CNVM, a empresa de jogos já emitiu o pedido de consentimento solicitando a aprovação dos obrigacionistas para os acordos alcançados em Abril, o que fará com que 95% da propriedade do grupo passe para estes investidores.

O Codere toma medidas drásticas para fazer avançar a situação

Esta é uma resposta de emergência à delicada situação financeira do grupo. Uma vez tomada esta medida, caberá aos obrigacionistas votar, para o que têm até 18 de Outubro. Contudo, mais de 90% dos detentores de obrigações deixaram claro o seu apoio a esta iniciativa, que irá avançar em qualquer cenário.

De acordo com a documentação apresentada ao organismo de supervisão, a próxima data chave para o Codere seria 5 de Novembro, quando este teria de implementar a reestruturação.

Para esta data há também uma variação em relação ao programa inicial, uma vez que é alguns dias mais cedo do que o previsto. A fim de completar esta fase, o prazo foi prolongado até 30 de Novembro.

O Codere não pagará este mês os juros da emissão de obrigações super sénior que tem no mercado e que vence a 30 de Setembro, pois fá-lo-á assim que a reestruturação for implementada, tal como acordado com os obrigacionistas. Por seu lado, os obrigacionistas renunciaram ao seu direito de rescisão em caso de não pagamento de juros.

Codere SA, a outra questão-chave

Outra questão que hoje em dia gira em torno da Codere é a liquidação da actual empresa-mãe, a Codere S.A. O acordo com os obrigacionistas fixa a criação de uma nova sociedade holding, que terá sede no Luxemburgo, e da qual serão proprietários de 95%.

Os restantes 5% seriam propriedade do grupo, Codere SA, que será liquidado quando a reestruturação entrar em vigor a 5 de Novembro. Para o fazer, o conselho de administração terá de convocar a assembleia de accionistas para os levar a concordar com a dissolução e a abertura da liquidação.

O Codere tinha inicialmente proposto duas opções para os accionistas minoritários do Codere SA. Uma era a troca das suas acções por warrants da nova sociedade holding, e a outra era receber a comissão de liquidação em dinheiro com base no valor das acções.

O Codere afirma que a empresa tinha considerado que, com uma estruturação detalhada, era viável para os accionistas receberem a sua parte da liquidação em dinheiro, ou então sob a forma de acções e warrants emitidos pela nova sociedade holding do grupo após a reestruturação.
Após mais análises legais e regulamentares, a empresa mudou a sua posição e não considera esta opção viável, mas considera apropriado que todos os accionistas recebam qualquer distribuição em dinheiro.

Direitos de Uso Possuídos melap.pt


Postagens interessantes
RC Estrasburgo vs Lyon – 10-04-2022 17:00 UTC-0

Publicado a 8 de abril de 2022 17:13 Em jogo da trigésima primeira jornada do campeonato Francês de futebol, o Strasbourg recebe o Lyon. A partida s...

Consulte Mais informação
Atlético Madrid vs Real Sociedad – 12-05-2021 20:00 UTC-0

Na 36ª jornada da La Liga, o Atlético de Madrid acolhe a Real Sociedad no Wanda Metropolitano. Um confronto em que os Colchoneros procuram manter a lidera...

Consulte Mais informação
Apostas de andebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio: grupos, adversários e favoritos de Espanha | Info, horário e probabilidades

Chegou a hora da equipa espanhola de andebol ou "Los Hispanos", que estão a olhar para sérias oportunidades de medalhas nestes Jogos Olímpicos em Tóquio....

Consulte Mais informação
Udinese vs Atalanta – 09-01-2022 15:30 UTC-0

Publicado a 6 de janeiro de 2022 10:27 - Modificado a 6 de janeiro de 2022 11:27 Em jogo da vigésima jornada do campeonato Italiano de futebol, a Ud...

Consulte Mais informação