O “Calcio” apela ao regresso de patrocínios de apostas desportivas
O futebol italiano foi afectado por uma lei semelhante ao muito falado Decreto Real sobre publicidade a jogos de azar em Espanha, que, entre outras coisas, impede os clubes desportivos de fazer publicidade a operadores de jogos de azar em linha.
Os clubes italianos estão a ser asfixiados
Segundo estimativas da Federação Italiana de Futebol (Figc), os clubes de futebol italianos teriam perdido cerca de 1,1 mil milhões de euros entre as épocas de 2019-20 e 2020-21, razão pela qual pedem agora ao seu governo que suspenda esta proibição, uma vez que está a prejudicar os cofres dos clubes num momento muito delicado como aquele em que temos vivido nos últimos 18 meses.
O montante estimado que os clubes teriam perdido está segmentado em 244 milhões de patrocínio directo e actividades comerciais e 341 milhões de bilheteira, de acordo com cálculos do Sports Business.
Espanha copiou parte desta regra
A Itália chegou um pouco antes da Espanha, proibindo o patrocínio de empresas de apostas desportivas no início de 2019. Desde 2020, tem havido apelos para que a lei seja revogada, ou pelo menos no aspecto que afecta esta questão publicitária, uma vez que é particularmente prejudicial para os clubes.
Pedido ao governo italiano para flexibilizar a sua lei
O FIGC enviou um comunicado ao governo italiano solicitando uma série de medidas para apaziguar os danos sofridos pela lei, incluindo o adiamento por pelo menos 2 anos dos pagamentos devidos, tanto para impostos directos como indirectos, desde que a lei entrou em vigor.
Os clubes estão também a solicitar facilidades para poderem optar por ferramentas e ajuda destinadas a empresas em crise, especialmente em questões fiscais com a reconciliação das suas dívidas com a Agência Fiscal.
Manifestaram igualmente o seu interesse na redução fiscal de contratos para jovens jogadores aprendizes, bem como o seu desejo de que 1% do produto das apostas desportivas fosse para um fundo gerido pelo FIGC para apoiar o futebol profissional, amador, feminino e juvenil.
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