Novas regras sobre as apostas publicitárias LaLiga contra Garzón and Co.

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Uma nova reviravolta na batalha que o Ministério dos Consumidores tem vindo a travar desde que promoveu o agora famoso Decreto Real sobre Comunicações Comerciais de Jogos de Azar.

O Decreto Real que regula a publicidade a jogos de azar foi objecto de recurso.

A Liga Nacional de Futebol recorreu ao Decreto Real 958/2020 de 3 de Novembro, ao qual o Ministro do Consumo, Eduardo Garzon, através da sua conta no Twitter, respondeu que o irão enfrentar.

O ponto mais falado do decreto acima mencionado é aquele que proíbe os clubes de apostas de exibirem publicidade dos apostadores nos seus kits ou em painéis publicitários nos estádios.
Acontece que, com esta proibição, os clubes deixam de receber receitas substanciais que lhes são então úteis, e é por isso que tem gerado tanta agitação.

Pela sua parte, Garzón lamenta a posição, pois acredita que os clubes estão a colocar os seus interesses económicos antes de protegerem milhões de jovens de um problema.
Embora esta expressão possa ser exagerada, uma vez que não há milhões de jovens espanhóis com um problema, a Espanha é um dos países com a mais baixa taxa de jogo problemático e os espanhóis não têm a percepção de que existe um problema nesta área.

A próxima Liga começaria com a nova Lei

Desde a entrada em vigor do Decreto Real, o Ministério dos Assuntos do Consumidor estabeleceu um período de transição para cada ponto, de modo a que os operadores de jogos e os seus parceiros comerciais se pudessem preparar para a nova Lei.

Especificamente, a publicidade que utiliza os clubes desportivos como canais será proibida a partir de 1 de Setembro. Este ponto foi muito mais longo do que a restrição à rádio ou televisão, porque teria significado um grave prejuízo para os clubes que mantiveram os seus contratos com os operadores de jogo e que, sem ter fechado um substituto, poderiam até ter ido à falência.

Multas severas para os operadores que não cumpram a lei

O incumprimento do Decreto Real implica sanções muito graves para os operadores, com multas que variam entre 100.000 e 1.000.000 euros, para além da suspensão da actividade por um período que não pode exceder 6 meses.

A aplicação do Decreto Real tem sido muito sujeita a debate porque embora os apoiantes do Governo o tenham aplaudido desde o primeiro momento, muitas vozes foram também ouvidas contra ele, argumentando que prejudica não só os clubes mas também os anunciantes, os trabalhadores da Web ou os meios de comunicação social, entre outros, numa altura em que a crise do emprego em Espanha está a caminho de ser a mais complicada da Europa.

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