Mesmo patrocínio, enorme diferença: porque é que a Espanha recebe quase 50 milhões de euros a menos do que a Alemanha por causa da marca da camisa?

Assistiu: 37

As equipas que participam no Euro 2021 recebem um capital da marca que desenha os seus kits, para fins de patrocínio publicitário.

Com estes dados trazidos à luz, sabe-se que a mesma marca paga de forma diferente a uma ou outra selecção, por exemplo, a Adidas paga mais à Alemanha do que à Espanha.

Adidas paga a Alemanha melhor do que a Espanha

O caso destas 2 equipas é muito significativo, uma vez que a equipa alemã recebe 65 milhões de euros por ano, enquanto a Espanha fica com 18,5.
É também uma distância muito pronunciada entre 2 equipas de um nível semelhante.

Entre estas duas equipas são patrocinadas pela Nike, que são a França e a Inglaterra que recebem 50 e 38,7 milhões respectivamente, ambas com opções para ganhar o título, e atrás ficaria a Itália que tem por detrás da marca Puma que paga 29,5 milhões neste conceito.

As diferenças são gastas com as vendas

As diferenças não são o resultado de qualquer favoritismo, mas devem-se a vários factores económicos. A primeira é a população, e é que a Espanha é um país de 47 milhões de habitantes enquanto que a Alemanha tem 83 milhões.

Não só isso, mas também devido ao seu poder de compra, os alemães consomem mais produtos como camisas e bolas de futebol do que os espanhóis, o que explica a diferença.

Esta razão leva a que equipas de topo como a Bélgica ou Portugal ocupem posições muito baixas, uma vez que são países escassamente povoados, e embora não no caso da Bélgica com menos possibilidades.

Daí resulta que a Rússia ou a Turquia, que são equipas que nem sequer podem considerar ganhar o Euro 2021, ocupam melhores posições, uma vez que têm muito mais população e embora uma proporção menor de cidadãos compre camisas em número de unidades seja ainda muito maior.

Para além das marcas populares que todos conhecemos, existem outras como a Jako, responsável pelo fornecimento de equipamento à Macedónia do Norte por 0,5 milhões de euros ou a Joma, cuja camisa veste a Ucrânia por 1,5.

Direitos de Uso Possuídos melap.pt


Postagens interessantes
Rio Ave vs Paços Ferreira – 25/04-19:30

Rio Ave e Paços de Ferreira defrontam-se este domingo, pelas 17:30, em Vila do Conde, em jogo da jornada número 29 da Liga NOS. A equipa da casa vem de um...

Consulte Mais informação
O Codere emite novas obrigações por 72 milhões de euros

Na sequência do acordo com os obrigacionistas na reestruturação financeira do Codere, a empresa procedeu à emissão de novas obrigações no valor de...

Consulte Mais informação
Real Madrid vs Villarreal – 22-05-2021 16:00 UTC-0

Real Madrid e Villarreal defrontam-se este sábado, pelas 17:00, no Alfredo di Stéfano Stadium, em encontro relativo à jornada 38, a última, da La Liga. Os...

Consulte Mais informação
Barcelona Guayaquil vs Santos – 27-05-2021 00:00 UTC-0

Jogo muito interessante na sexta e derradeira jornada do grupo C da Copa Libertadores da América em futebol, com o Barcelona SC, do Equador, a receber o S...

Consulte Mais informação