EURO: O que é que a Espanha precisa para se qualificar para as finais - informação, probabilidades e possíveis oitavas de final

Assistiu: 380

A Espanha entra na última jornada desta fase de grupos do Euro 2021 com opções de qualificação e de eliminação. Depois de sortear os dois primeiros jogos (0-0 vs Suécia / 1-1 vs Polónia), a equipa espanhola jogará contra a Eslováquia, que também está a jogar pelo seu futuro na competição.

Vejamos as hipóteses de Espanha alcançar os últimos 16 de Euro 2021, que são mais amplas graças ao facto de quatro das seis melhores equipas do torneio poderem ir para o terceiro lugar.

De que precisa a Espanha para se qualificar para as oitavas de final?

A Espanha venceu a Eslováquia

Se a Espanha conseguir vencer a Eslováquia, qualificar-se-ão para os últimos 16, independentemente do resultado entre a Suécia e a Polónia.

Neste caso, o cenário mais provável seria que terminariam como vice-campeões do grupo, embora também pudessem terminar como vencedores do grupo se se aplicar um dos cenários seguintes:

Espanha vence por 2 golos de diferença e Suécia empata com a Polónia. Tanto a Suécia como a Espanha empatariam com 5 pontos, mas a Espanha iria ultrapassá-los ao ter mais golos marcados.

A Espanha consegue vencer por apenas 1 golo, mas a Polónia derrota a Suécia. Neste cenário, a Espanha seria o 1º com 5 pontos e a Polónia o 2º com 4 pontos. Não haveria empate.

A Espanha consegue vencer por apenas 1 golo e a Suécia empata 1-1. Ambas as equipas qualificar-se-iam para as oitavas-de-final, mas teria de se ver quem se qualifica como 1º no grupo e quem se qualifica como 2º. Neste caso, tanto a Espanha como a Suécia estariam empatadas em pontos, frente a frente, diferença de golo e golos marcados, pelo que teríamos de usar o critério de ‘fair play’ onde ambas as equipas têm 2 cartões amarelos neste momento. Caso também sorteassem, a Espanha seria a equipa favorecida, uma vez que seria resolvida pelo ranking da FIFA onde a Espanha tem a vantagem.

Espanha empata contra a Eslováquia

Se a Espanha empatar com a Eslováquia, só poderá qualificar-se como uma das melhores equipas do torneio em terceiro lugar, pois terá 3 pontos e uma diferença de 0 golos, ultrapassando assim outras equipas em terceiro lugar, como a Finlândia (3 pontos / -2 golos) ou a Ucrânia (3 pontos / -1 gol).

Contudo, este sorteio não valeria nada se a Polónia vencesse a Suécia, como nesse caso a Espanha ficaria em 4º lugar com os 3 pontos atrás da Suécia, Polónia e Eslováquia (todos com 4 pontos).

Espanha perde para a Eslováquia

Se a Espanha perder para a Eslováquia serão eliminados do Euro 2021, independentemente de outros resultados no seu grupo ou nos outros, pois com 2 pontos não há fórmula que lhes permita passar para os últimos 16.

Os possíveis encontros das oitavas de final de Espanha

Se a Espanha finalmente se qualificar para as oitavas de final, dependerá da posição em que terminar:

Se a Espanha se qualificar como 1º do grupo, enfrentariam o 3º classificado dos Grupos A/B/C ou D. Neste caso estaríamos a falar da Suíça, Finlândia, Ucrânia ou Inglaterra / República Checa / Escócia / Croácia.

Se a Espanha se qualificar como 2º do grupo, enfrentariam o 2º do Grupo D, onde poderiam enfrentar Inglaterra, República Checa, Escócia e Croácia, uma vez que nada é decidido neste grupo.

Se a Espanha se qualificar como 3º do grupo, enfrentaria o 1º do Grupo B ou C, ou seja, enfrentaria a Bélgica ou os Países Baixos, dependendo de como as outras equipas do 3º lugar no torneio terminarem.

Direitos de Uso Possuídos melap.pt


Postagens interessantes
Borussia Dortmund vs Holstein Kiel – 01/05-21:30

Borussia Dortmund e Holstein Kiel discutem este sábado, pelas 19:30, no Signal Iduna Park, uma vaga na final da DFB Pokal, a Taça da Alemanha, edição 2020...

Consulte Mais informação
Real Sociedad vs Sevilha – 19-09-2021 14:15 UTC-0

Real Sociedad e Sevilla têm encontro agendado para este domingo, pelas 15:15, na Reale Arena, em San Sebastián, em partida relativa à jornada número cinco...

Consulte Mais informação
Betway para deixar de patrocinar Ashanti Gold, envolvido no escândalo do jogo no Gana

Betway Ghana, que faz parte da empresa-mãe Betway Group, está a considerar terminar o seu acordo de patrocínio com Ashanti Gold SC devido ao escândalo do jo...

Consulte Mais informação
FSV Mainz vs Borussia Dortmund – 16-05-2021 16:00 UTC-0

Com uma recuperação espectacular nas últimas jornadas, o Borussia Dortmund está em plena luta pelo acesso à Liga dos Campeões. A equipa do português Rapha...

Consulte Mais informação