Entram em vigor restrições à publicidade a jogos de azar

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O Decreto Real que limita a publicidade ao jogo e, mais especificamente, às apostas desportivas, tem um dia especial esta terça-feira, uma vez que alguns dos seus pontos mais importantes entram em vigor.

Dia-chave para a publicidade em apostas desportivas

Promovido pelo Ministério do Consumo com Alberto Garzón ao leme, este regulamento tem sido rodeado de controvérsia entre aqueles que o consideram necessário e aqueles que afirmam não haver em Espanha nenhum problema que o justifique, para além dos prejuízos económicos que implica em tempos tão delicados como os que estamos a atravessar.

A lei envolta em debate e controvérsia

A partir de 31 de Agosto, não haverá mais anúncios para casas de apostas ou operadores de jogo na televisão, excepto durante as horas da 01:00 às 05:00 horas da manhã.

Nem as marcas ou logótipos das casas de apostas serão vistos nas roupas das equipas desportivas, sendo esta a questão que tem suscitado mais desacordo, uma vez que os clubes da nossa liga deixarão de receber rendimentos substanciais, o que resultará numa capacidade reduzida de atrair jogadores de topo e, inevitavelmente, diminuir o estatuto do futebol espanhol.

O Ministro dos Assuntos do Consumidor salienta que a partir de agora será possível desfrutar dos jogos sem o que descreve como invasão publicitária, algo que vários adeptos partilham.

Os operadores adaptam-se à nova regulamentação

Outras medidas do Decreto Real sobre publicidade em linha já foram implementadas nos últimos meses, tais como o desaparecimento dos bónus de boas-vindas que nenhuma casa de apostas espanhola oferece mais.
Em relação a esta regra, as promoções têm sido limitadas aos utilizadores registados na casa há pelo menos 30 dias e que tenham dado o seu consentimento para participar nas promoções, bem como verificado a sua identidade.

A publicidade na Internet também será afectada, uma vez que só ocorrerá quando o destinatário tiver dado o seu consentimento, e nos locais onde o jogo for discutido, aplicar-se-ão os controlos parentais.

Sem celebridades em anúncios relacionados com jogos

As celebridades não podem ser utilizadas em campanhas publicitárias para o jogo, sejam elas reais ou fictícias. Este ponto aplica-se em todas as situações, incluindo durante as horas de publicidade televisiva permitidas.

Da sede da Fejar, uma associação de jogadores reabilitados, Garzón advertiu que nos últimos meses, imediatamente antes desta implementação, houve um aumento da publicidade ao jogo como se fosse uma aceleração final desta limitação;

Alberto Garzón falou sobre os impedimentos que enfrentaram desde o momento em que anunciaram esta lei, e que tiveram de pedir à Liga e aos clubes que agissem com compreensão do seu papel como um exemplo para os adeptos, especialmente os mais jovens;

A Espanha é, de qualquer forma, um dos países com a mais baixa taxa de jogadores problemáticos da Europa, e os perigos do jogo estão longe de ser uma das preocupações mais importantes para os cidadãos.

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