Benfica vs Estoril - 04/03/2021

Os benquistas estão a fazer uma época decepcionante. Depois de terem ido resgatar o técnico campeão brasileiro e sul-americano Jorge Jesus e após o maior investimento da sua história (nos internacionais Darwin Nunez, Everton Cebolinha ou Nicola Otamendi), o Benfica encontra-se já arredado do título, a 15 pontos do líder, Sporting. Além disso, foi já afastado da Liga Europa, numa época em que falhou o apuramento para a Champions League na terceira pré-eliminatória, e perdeu nas meias-finais da Taça da Liga. Este é portanto o título que lhe resta, para salvar a época.
Por sua vez, o Estoril é o underdog desta Taça de Portgal na época 2020/21, já que é o único representante da segunda liga em prova. O Estoril está a fazer uma ótima época desportiva, liderando o seu campeonato, a 1 ponto de diferença do Feirense. Na primeira mão até saiu na frente, mas o maior poderio do Benfica fez-se notar com uma reviravolta convincente.
O desempenho recente do Benfica
Tem sido uma época desastrosa para o Benfica. Depois do investimento avultado no início da época e muitas promessas por títulos, a equipa liderada por Jorge Jesus encontra-se já a 15 pontos do líder, o Sporting, tendo ficado pelo caminho na Taça da Liga e na Liga Europa. A prestação da equipa começou já a valer a contestação dos adeptos, que têm cobrado tanto o técnico quanto a direção.
O Benfica tem assim na Taça de Portugal a sua última hipótese de salvar a época. E, para já, o caminho para a final corre-lhe bem. Na primeira mão, frente ao Estoril, apesar de terem começado a perder, derrama volta ao marcador, com um convincente 3 a 1. Além disso, tem ainda a vantagem dos golos fora.
É expectável que Jorge Jesus rode a equipa, até porque o Benfica tem sido muito assolado pela covid-19. Um surto no plantel infectou praticamente toda a equipa, abalando a confiança dos encarnados. No entanto, os seus argumentos são mais do que suficientes para seguirem em frente.
O desempenho recente do Estoril
O grande objectivo de época do Estoril é subirem à primeira divisão e, para já, estão a cumprir. A equipa lisboeta lidera o campeonato da Segunda Liga portuguesa, combinando bons resultados com boas exibições. O clube reforçou-se com critério, numa mistura de jovens valores e experiência acumulada, que tem dado frutos.
Na Taça de Portugal, o clube corre claramente por fora. Por isso, não tem nada a perder. É certo que, na primeira mão, perderam por 3 bolas a 1 frente ao Benfica, e que agora terão que marcar pelo menos 3 golos. Mas o Benfica é um clube com claras fragilidade defensivas, que se torna muito intranquilo quando sofre um golo. Uma debilidade que o Estoril quererá certamente explorar.
Além disso, o técnico Bruno Pinheiro tem o plantel todo à disposição. Tendo em conta que o seu calendário não é tão apertado quanto os clubes da primeira divisão, é de contar que este não faça grandes poupanças para uma partida em que não tem nada a perder.
Prognóstico e palpite final
Apesar de ser provável que o Benfica faça descansar alguns titulares, o poderio do seu plantel e o resultado da primeira mão dão-lhe alguma confiança para encararem o desafio com relativa confiança. Não é, por isso, expectável que o Estoril consiga vencer. O meu palpite é assim uma vitória para os da casa. No entanto, aponto uma partida com menos de 12 escanteios, visto que o Benfica é um clube que aposta pouco na profundidade das alas, ganhando poucos cantos por partida.
Pode ver nesta secção todos os restantes jogos a serem disputados, assim como pode também encontrar aí todas as previsões de futebol.
Cumprimentos da equipa MelAp.
Direitos de Uso Possuídos melap.pt